Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Arthropoda
Classe : Insecta
Ordem : Diptera
Família : Syrphidae
Género : Eristalinus
Espécie : Eristalinus taeniops
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem entre 1 e 2 cm de comprimento. A sua característica mais notória é o seu padrão às riscas amarelas e pretas tanto nos olhos como no corpo, motivo pelo qual podem ser confundidas com abelhas. Para além de serem confundidas em aspeto também são idênticas pelos seus hábitos semelhantes, sendo também polinizadoras.
Alimentam-se de néctar e pólen e visitam uma ampla gama de plantas razão pela qual são boas polinizadoras. Já em estado larval alimentam-se de matéria orgânica em decomposição, o que ajuda no controlo de microrganismos na água. Esta espécie reproduz-se entre a primavera e verão. A fêmea coloca os ovos em locais de água parada e com matéria orgânica em decomposição. Após cerca de 2 a 5 dias os ovos eclodem e as larvas desenvolvem-se ao longo de semanas a meses alimentando-se de matéria orgânica até atingirem o seu desenvolvimento máximo para se transformarem em pupas. O estágio pupal dura entre 1 a 2 semanas, após esse tempo emerge a mosca adulta. Vive durante algumas semanas a meses.
Habitat e Distribuição
É uma espécie de moscas de flores comum em todo o país, no entanto mais no litoral. Habita uma grande variedade de habitats como jardins, campos, áreas agrícolas e florestas com preferência a locais com flores.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas






