Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Passeriformes
Família : Paridae
Género : Lophophanes
Espécie : Lophophanes cristatus
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento de aproximadamente 12 cm e uma envergadura entre 17 a 20 cm. Relativamente às suas características o aspeto mais notório é a sua poupa assim como o contraste entre a cor branco acinzentado na face e castanho no resto do corpo. Apresenta também um “colar” branco orlado de preto e uma faixa preta que desce do bico até ao peito.
Alimenta-se de insetos e suas larvas ao longo da primavera e verão, e de sementes e outros materiais vegetais durante o outono e inverno. São também conhecidos por armazenar alimentos para os meses frios, alimento esse que guarda em cavidades das árvores. Nidifica fazendo ninhos, nessas cavidades, utilizando musgo e penas. A fêmea põe entre 5 a 9 ovos e realiza a incubação durante cerca de 14 a 16 dias. Após eclodirem ambos os pais alimentam as crias ao longo de 18 a 22 dias, até conseguirem ser independentes.
Habitat e Distribuição
É uma ave residente comum (encontrando-se em Portugal durante o ano inteiro). É observada ao longo de todo o país, no entanto é menos comum em zonas urbanas e planícies desarborizadas como no Alentejo. Os habitats que frequenta são áreas florestais, tendo preferência por pinhais, mas frequentando também sobreirais e azinhais. Os locais do país onde são mais observados são no norte o Parque Nacional Peneda-Gerês, em Aveiro a reserva natural de São Jacinto e no sul o estuário do Sado.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas


