Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Passeriformes
Família : Fringillidae
Género : Serinus
Espécie : Serinus serinus
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de tamanho tem um comprimento de por volta de 12 cm e uma envergadura entre 20 a 23 cm. Relativamente às suas características o aspeto mais notório é a cor da sua plumagem amarelada principalmente no peito e cabeça, e com listras escuras nas costas e asas. As fêmeas (na fotografia à esquerda) têm listras mais claras sendo mais acinzentadas. Têm também um bico grosso típico de granívoros.
Por este motivo alimenta-se tipicamente de sementes. Para além destas pode também alimentar-se de ervas daninhas e plantas herbáceas e gramíneas. Reproduz entre abril e julho, altura em que constrói o seu ninho em árvores ou arbustos escondidos entre a folhagem. Estes ninhos são compostos por capim, raízes, musgo e penas. A fêmea põe 3 a 5 ovos cuja incubação dura cerca de 11 a 13 dias. Após o nascimento, ambos os pais alimentam as crias durante 14 a 16 dias. No final desse tempo as crias estão prontas para sair do ninho, sendo no entanto alimentadas pelos pais durante mais 9 a 10 dias.
Habitat e Distribuição
É uma ave residente comum (estando presente durante todo o ano). É visível ao longo de todo o país de maneira uniforme. A nível de habitats que frequenta aparece em todo o tipo de locais arborizados, como parques, jardins e bosques de vários tipos, motivo pelo qual é tão disperso.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas


