top of page

Taxonomia
 

Domínio : Eukaryota

Reino : Animalia

Filo : Chordata

Classe : Aves

Ordem : Passeriformes

Família : Fringillidae

Género : Pyrrhula

Espécie : Pyrrhula pyrrhula

Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo

Portugal

Mundo

Características e
​Hábitos

 

Em termos de tamanho tem um comprimento entre 15 e 17 cm e uma envergadura entre 22 e 29 cm. Relativamente às suas características o aspeto mais notório é a cor da sua plumagem cor de salmão no peito, assim como o barrete preto na cabeça e asas acinzentadas. A fêmea tem um padrão semelhante, no entanto com cor menos vibrante. Têm também um bico grosso típico de granívoro.

 

Alimenta-se de sementes, brotos de árvores, frutas e insetos, e durante o inverno de sementes de árvores e arbustos. É uma ave calma, silenciosa e discreta. Reproduz entre abril e julho. Constroem o ninho em árvores e arbustos densos com geralmente uma altura de 1 a 5 metros. Este é feito a partir de ramos, musgo, líquenes, raízes e penas. A fêmea põe entre 4 a 6 ovos e incuba-os ao longo 12 a 14 dias. Após esse tempo ambos os pais alimentam as crias ao longo de 14 a 18 dias. E após saírem do ninho durante mais algumas semanas.

Habitat e Distribuição
 

É uma ave residente pouco comum(estando presente durante todo o ano), em algumas zonas a norte de Portugal, e invernante pouco comum(estando presente durante o inverno), em maioria do território, com exceção de algumas zonas do Alentejo. Os habitats que frequenta são essencialmente carvalhais e em matas ribeirinhas, embora possa aparecer noutros habitats. Nidifica principalmente a cima do rio Douro onde é residente, sendo um exemplo o parque Nacional Peneda-Gerês.

Locais onde até ao momento fotografei esta espécie

Âncora 1

Todas as Fotografias Realizadas

bottom of page