Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Arthropoda
Classe : Insecta
Ordem : Lepidoptera
Família : Nymphalidae
Género : Pararge
Espécie : Pararge aegeria
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem uma envergadura de asas entre 3 e 4 cm. A sua característica mais notória é a sua cor castanha com manchas alaranjadas e pintas mais escuras. É principalmente diurna e ativa durante a primavera e verão.
As lagartas alimentam-se de plantas gramíneas. Já as borboletas alimentam-se de néctar de flores, seivas de árvores e frutas maduras. Reproduz-se colocando os ovos em gramíneas que nascem ao fim de 1 a 2 semanas. Após o nascimento das lagartas, estas passam por várias fases de crescimento, fases essas em que se alimentam do tipo de plantas onde nasceram, as gramíneas. Após concluírem a fase larval procuram o local adequado onde fazer a pupa, local esse geralmente em folhas secas, gramíneas ou perto do solo. A pupa é camuflada no meio envolvente. A fase pupal dura cerca de 2 a 4 semanas, após as quais a borboleta emerge.
Habitat e Distribuição
É um borboleta bastante comum em todo o país, no entanto, mais no litoral. Os tipos de habitat que frequenta são florestas, áreas arborizadas e especialmente clareiras e bordas de florestas. Também pode ser vista em parques e jardins. Alguns locais de Portugal onde é mais observada são Lisboa, Algarve, no parque Natural das serras de Aire e Candeeiros. Muitos do registos nas grandes cidades são devido a estas gostarem de parques e jardins.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas




