Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Accipitriformes
Família : Accipitridae
Género : Aquila
Espécie : Aquila chrysaetos
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento entre 75 a 88 cm e uma envergadura entre 204 a 220 cm. Relativamente às suas característica, é a maior águia de Portugal e quarta maior ave. Têm uma plumagem castanha escura e nuca dourada. Na parte inferior das asas apresentam manchas brancas. Relativamente a outras águias esta tem um bico mais comprido, semelhante apenas ao da águia imperial.
São predadores altamente especializadas que se alimentam principalmente de mamíferos de médio porte como lebres, coelhos e até veados jovens. Caçam mergulhando em alta velocidade contra as suas presas, atingindo velocidades de 240 km/h. Reproduzem por volta do inverno e primavera e constroem grandes ninhos em penhascos ou árvores. O ninho é composto por galhos grossos forrados com musgo e lã de ovelha, e geralmente é reutilizado ano após ano. A fêmea põe cerca de 1 a 3 ovos com um intervalo de 3 dias entre cada um. A incubação dura entre 40 a 45 dias. Após a eclosão ambos os pais são responsáveis por alimentar as crias, alimentando-os com mamíferos pequenos e aves. Permanecem com os pais até conseguirem voar e se alimentarem sozinhos.
Habitat e Distribuição
É uma ave residente escassa, encontrando-se em Portugal ao longo de todo o ano em regiões próximas à fronteira. Os habitats que prefere são áreas abertas e rochosas, como planaltos, montanhas e estepes. Prefere zonas de vales, nidificando em escarpas e áreas abertas para caçar. Há mais registos de observação da espécie no parque Nacional de Peneda-Gerês, nos parques naturais do Vale do Guadiana, de São Mamede, do Tejo Internacional, do Douro Internacional e Montesinho.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas


