top of page
abelhao.jpg

Abelhão-terrestre
 

Taxonomia
 

Domínio : Eukaryota

Reino : Animalia

Filo : Arthropoda

Classe : Insecta

Ordem : Hymenoptera

Família : Apidae

Género : Bombus

Espécie : Bombus terrestris

Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo

Portugal

LC.png

Mundo

Características e
​Hábitos

 

Em termos de comprimento, a rainha tem entre 2 e 2,2 cm, as operárias entre 1,1 e 1, 7 cm e os machos entre 1,4 e 1,6 cm. Em termos de características são semelhantes às abelhas no que toca à coloração com bandas pretas e amarelas, no entanto esta espécie tem um corpo mais volumoso e peludo.

 

A colónia é hierárquica, sendo composta por uma rainha, única fêmea que reproduz na colónia, por operárias, fêmeas estéreis, e os machos produzidos em certas alturas do ano. Alimentam-se de néctar e pólen sendo polinizadores. A colônia é anual. Na primavera, a rainha emerge da hibernação, procura um local adequado para nidificação (como buracos no solo, cavidades em árvores ou ninhos abandonados de roedores), e começa a construção do ninho. Após a fundação inicial do ninho e a produção de trabalhadores, a rainha produz novas rainhas e machos no final do verão. Os machos e as novas rainhas deixam o ninho para acasalar. Após o acasalamento, as novas rainhas procuram locais para hibernar e iniciar o ciclo novamente na primavera seguinte. Com a chegada do outono e a diminuição das temperaturas, a colônia original declina. As trabalhadoras e a rainha original morrem, enquanto as novas rainhas acasaladas entram em hibernação.

Habitat e Distribuição
 

É uma espécie de abelha comum de uma maneira geral dispersa por todo o país. Tem preferência por uma grande diversidade de habitats desde florestas a áreas agrícolas e áreas urbanas. Vivem em colmeias que são colónias permanentes.

Locais onde até ao momento fotografei esta espécie

Âncora 1

Todas as Fotografias Realizadas

bottom of page