top of page

Taxonomia
 

Domínio : Eukaryota

Reino : Animalia

Filo : Chordata

Classe : Aves

Ordem : Passeriformes

Família : Sittidae

Género : Sitta

Espécie : Sitta europaea

Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo

Portugal

Mundo

Características e
​Hábitos

 

Em termos de dimensões tem um comprimento de 14 cm e uma envergadura entre 23 e 27 cm. Relativamente às suas características os aspetos mais notórios são, e referente à penugem a sua cor azulada na parte superior com uma risca preta na zona dos olhos e branca ou alaranjada na parte inferior. No entanto a sua característica mais admirável é o facto de se agarrar aos troncos subindo e descendo os mesmo, como que escalando.Para além deste aspeto também tem um bico robusto e comprido, bem adaptado à sua alimentação.

 

No que envolve a sua alimentação. Com o seu bico quebra tanto madeira em busca de insetos como sementes duras. Na época de reprodução, entre abril e junho, a espécie nidifica em cavidades de árvores, muitas vezes em antigos ninhos de pica-paus. Forra o ninho com pedaços de casca de árvores, folhas secas e pena. A fêmea põe entre 5 a 9 ovos e são incubados ao longo de 14 a 16 dias. Após o nascimento das crias ambos os pais alimentam as crias durante 20 a 24 dias. No final desses dias as novas aves estão prontas a sair do ninho, no entanto são alimentadas pelo pais durante mais algumas semanas.

Habitat e Distribuição
 

É uma ave residente comum(estando presente durante todo o ano), ao longo de todo o território, sendo no entanto menos comum em áreas pouco florestadas no Alentejo e Algarve. Os habitats que frequenta são preferencialmente bosques bem desenvolvidos, como sobreirais, azinhais ou carvalhais, mas também aparece em pinhais. Uma das zonas do país onde há mais registos de observação da espécie são o estuário do Sado.

Locais onde até ao momento fotografei esta espécie

Âncora 1

Todas as Fotografias Realizadas

bottom of page