Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Passeriformes
Família : Sylviidae
Género : Sylvia
Espécie : Sylvia atricapilla
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento de aproximadamente 13 cm e uma envergadura entre 20 a 23 cm. Relativamente às suas características o aspeto mais notório é o barrete escuro(nos machos) e castanho (nas fêmeas e juvenis), já relativamente ao resto do corpo é cinzento escuro na parte superior(asas) e cinzento claro na parte inferior.
Alimenta-se principalmente de insetos, larvas e aranhas, e ocasionalmente frutas e bagas. Nidifica por volta da primavera e verão. Faz ninhos compostos por grama seca, musgo, raízes e penas. A fêmea põe entre 4 a 5 ovos por ninhada e estes duram 12 a 14 dias a serem incubados, nesse tempo o macho alimenta a fêmea. Após o nascimento as penas demoram 9 a 12 dias a serem desenvolvidas. Aos 12 a 14 dias podem sair do ninho mas continuam a ser alimentados pelos pais mais algumas semanas, até se tornarem independentes.
Habitat e Distribuição
É uma ave residente comum (encontrando-se em Portugal durante o ano inteiro). É encontrada ao longo de todo o país preferindo habitats com árvores de grande porte, de folha larga e não resinosas. É observada em bosques, galerias ripícolas(árvores ao longo de um rio ou ribeira) e jardins públicos, principalmente na primavera e verão, quando se encontra mais no norte do país. No inverno aparece também em pomares, olivais e juntos a cursos de água, e migra mais para o sul. Os locais de maior observação desta espécie são Coimbra e Algarve. Como nidificante ocorre mais no norte que a sul.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas






