Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Passeriformes
Família : Turdidae
Género : Turdus
Espécie : Turdus philomelos
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de tamanho tem um comprimento de 23 cm e uma envergadura entre 33 e 36 cm. Relativamente às suas características o aspeto mais notório em termos de plumagem são as suas pintas castanhas em forma de seta em contraste com o seu peito e ventre brancos. Tem também a parte superior do corpo acastanhada e um bico típico de insetívoro.
Alimenta-se por isso de insetos, mas também minhocas, caracóis e frutas. No outono e inverno alimenta-se também de bagas. Costuma-se alimentar em áreas abertas. Reproduz entre abril e julho e a fêmea constrói o ninho com plantas secas, raízes, musgo e penas. Põe entre 3 a 5 ovos por ninhada e estes eclodem ao fim de 12 a 14 dias de incubação. Após o nascimento das crias ambos os pais são responsáveis pela alimentação das mesmas durante 13 a 14 dias. Após esse tempo as crias saem do ninho, sendo no entanto, continuadas a serem alimentadas pelos pais durante algumas semanas. Os machos possuem um vasto repertório de vocalizações, que incluem distintivas frases musicais repetidas, motivo por detrás do seu nome.
É uma ave residente pouco comum(estando presente durante todo o ano), acima do rio Tejo onde é nidificante, e invernante comum(estando presente durante o inverno), em maioria do território. Os habitats que frequenta são essencialmente zonas arborizadas, como sobreirais, matas ripícolas, olivais e até parques.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas




