Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Mammalia
Ordem : Carnivora
Família : Canidae
Género : Vulpes
Espécie : Vulpes vulpes
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento 75 a 145 cm, contando com a cauda e uma altura entre 35 e 40 cm. Sendo bastante mais pequenas que o lobo ibérico. Pesa entre 3 a 14 kg Relativamente às suas características tem um focinho pontiagudo típico de canídeos no entanto nesta é ainda mais. Já em relação ao seu pelo tem a característica cor vermelha alaranjada e na parte inferior e ponta de cauda branca, assim como patas mais escurecidas e a ponta das orelhas. No entanto a cor pode variar entre o laranja e um tom mais escurecido perto de preto.
Alimenta-se de pequenos mamíferos, aves, insetos, frutas e bagas. Armazena alimentos na sua toca para consumo posterior. Reproduz-se no final do inverno e o tempo de gestação é entre 49 a 55 dias. Nascem entre 4 a 6 crias em média. Essas crias nascem cegas e indefesas razão pelo qual ficam na toca a ser amamentadas ao longo de 8 a 10 semanas. Após esse tempo começam a sair da toca e ao fim de 3 a 4 meses estão aptos a caçar. Tornam-se independentes no outono seguinte. Esta espécie tem maior atividade diurna durante a primavera e verão, já no outono e inverno tem hábitos mais noturnos. São bastante astutas e adaptáveis.
Habitat e Distribuição
É um mamífero residente (encontrando-se em Portugal ao longo do ano inteiro). É encontrada de uma maneira geral ao longo do país em diversos habitats como prados, campos, áreas agrícolas e em especial zona florestal como pinhais. Prefere zonas com vegetação densa para se esconder e caçar. É comum no país embora seja muito difícil a sua observação.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas

