Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Charadriiformes
Família : Recurvirostridae
Género : Himantopus
Espécie : Himantopus himantopus
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento de 35 a 40 cm e envergadura de 67 a 83 cm. As suas características mais notórias são as suas longas pernas vermelhas, também esticadas durante o voo, bico preto reto e comprido, e a sua penugem branca no corpo e preta nas asas. Na fêmea a penugem é acastanhada. Faz lembrar uma cegonha em miniatura.
Alimenta-se de insetos aquáticos e suas larvas, ocasionalmente também girinos, pequenos peixes, moluscos e crustáceos. Nidifica fazendo ninhos em buracos no meio da vegetação revestidos com plantas. São postos por volta de 4 ovos. A incubação é realizada por ambos os membros do par e dura cerca de 24 dias.
Habitat e Distribuição
É uma ave residente comum, encontrando-se em Portugal durante o ano inteiro, em algumas partes do Alentejo, Algarve, rio Tejo e ria de Aveiro. É também, e principalmente estival, encontrando-se em Portugal na primavera e verão, em zonas relativamente próximas das mesmas em que é residente, mas expandindo um pouco a sua área, e subindo em concreto um pouco mais para a região costeira norte do país. Prefere habitats húmidos costeiros, que não sejam sujeitos ao regime das marés, como zonas de salinas, charcas e lagoas, também pode ser visto ocasionalmente em açudes e pauis. A zona do país onde esta espécie é mais observada é no estuário do Tejo, no entanto também é avistado na ria de Aveiro, estuários do Mondego, e do Sado, e também no Algarve. Nidifica em qualquer uma das zonas que frequenta.
Todas as Fotografias Realizadas


