top of page

Taxonomia
 

Domínio : Eukaryota

Reino : Animalia

Filo : Chordata

Classe : Aves

Ordem : Anseriformes

Família : Anatidae

Género : Anas

Espécie : Anas platyrhynchos

Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo

Portugal

LC.png

Mundo

Características e
​Hábitos
 

Em termos de dimensões tem um comprimento entre 32 e 35 cm e uma envergadura entre 50 a 55 cm. Identifica-se principalmente pela sua cor escura, bico vermelho com ponta amarela, e patas amarelas esverdeadas. A cauda aparenta estar levantada e é branca por baixo. Os juvenis são mais claros tendo tons acastanhados e acinzentados. É uma ave bastante discreta gostando de se esconder na vegetação de lagos.

 

Alimenta-se de plantas como capim e de pequenos animais aquáticos como, pequenas cobras d’água, moluscos, crustáceos e insetos. Na época de nidificação faz ninhos em zonas aquáticas no meio da vegetação, ou por vezes utiliza os ninhos de outras galinholas deixando os seus ovos a cuidado de outra fêmea. São colocados até 9 ovos. O período de incubação é de 19 a 22 dias. As crias permanecem no ninho 1 a 2 dias.            (Informação incorreta)

Habitat e Distribuição
 

 É uma ave residente comum, encontrando-se em Portugal durante o ano inteiro, na maioria do território com exceção das terras altas. Frequenta uma grande variedade de habitats húmidos como rios, ribeiras, açudes, pauis, lagoas, parques e jardins. Gosta de zonas aquáticas que tenha muita vegetação onde se possa esconder. A zona do país onde é mais observada é no Algarve, sendo no entanto, também bastante avistada nos estuários do Tejo e Sado, no rio Douro e ria de Aveiro. 

(Informação incorreta)

Locais onde até ao momento fotografei esta espécie

Âncora 1

Todas as Fotografias Realizadas

bottom of page