Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Arthropoda
Classe : Arachnida
Ordem : Opiliones
Família : Sclerosomatidae
Género : Gyas
Espécie : Gyas titanus
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões, o comprimento do corpo no macho é de 6 mm e as fêmeas 8 mm. Já as patas, no caso das duas maiores podem chegar a 4 cm. Esta espécie, embora aracnídeo não é uma aranha, mas sim um opilião, sendo a principal diferença o facto do seu corpo, embora segmentado como o das aranhas, o seja bastante menos, aparentando não o ser, para além disso não fazem teias. O seu elemento de mais destaque, para além do formato do seu corpo, são claramente as grandes patas, em que duas das da frente são maiores que as restantes, que usa para detetar a passagem de presas. (incorreto)
Esta espécie é omnívora alimentando-se principalmente de pequenos insetos como formigas, mas também de matéria vegetal em decomposição sendo importante na reciclagem do ecossistema, e ajudando no controlo de pragas. Reproduz na primavera e verão Têm um processo de cortejo onde o macho e a fêmea se tocam com as patas antes de acasalar. Após acasalamento a fêmea coloca os ovos em solo húmido ou debaixo de detritos. A espécie é mais ativa durante a noite. Quando ameaçados por predadores, libertam um líquido com cheiro forte para os afastar. (incorreto)
Habitat e Distribuição
É uma espécie de opilião rara não sendo residente Portugal, mas sim dos Estados Unidos. E não há registos de avistamentos em país. No entanto, prefere habitats húmidos, sombreados, como florestas densas e geralmente é vista em troncos, folhas e pedras. (incorreto)
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas




