top of page
Captura de ecrã 2025-05-07, às 01.40.19.png

Maçarico-das-rochas

Taxonomia
 

Domínio : Eukaryota

Reino : Animalia

Filo : Chordata

Classe : Aves

Ordem : Charadriiformes

Família : Scolopacidae

Género : Actitis

Espécie : Actitis hypoleucos

Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo

Portugal

VU.png

Mundo

Características e
​Hábitos
 

Em termos de dimensões tem um comprimento de 19 a 21 cm e envergadura de 38 a 41 cm. As suas características mais notórias são a cor acastanhada na parte superior e branca na parte inferior, delinear branco à volta dos olhos e linha mais clara por cima dos mesmos. Mas também o seu longo bico adequado a procurar por alimento no solo.

 

Alimenta-se de crustáceos, insetos e outros invertebrados. Geralmente esta espécie não voa em grandes bandos Nidifica próximo da água fazendo ninhos em buracos revestidos com plantas no meio da vegetação. São colocados por volta de 4 ovos. A incubação dura cerca de 21 dias.

Habitat e Distribuição
 

É uma ave residente comum, encontrando-se em Portugal durante o ano inteiro, nas regiões mais interiores do país. É também e principalmente invernante comum, encontrando-se bastantes indivíduos em Portugal no inverno, em especial no litoral. Prefere habitats aquáticos como estuários, salinas, lagoas, albufeiras, rios e ribeiras. A zona do país onde este é mais observado é no estuário do Tejo, no entanto é também bastante observado no Algarve, na ria de Aveiro e no rio Mondego. Na época de agosto a outubro, no final do verão e início do outono há maior número de indivíduos pela passagem migratória. Durante a época de reprodução é escasso e é mais avistado no interior contrariamente ao resto do ano. Nidifica em ribeiras interiores ou até em barragens.

Locais onde até ao momento fotografei esta espécie

Âncora 1

Todas as Fotografias Realizadas

bottom of page