Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Arthropoda
Classe : Insecta
Ordem : Odonata
Família : Libellulidae
Género : Sympetrum
Espécie : Sympetrum foscolombii
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem uma envergadura de asas entre 5 cm e 6 cm. Relativamente às suas características de destaque, no que toca à coloração o macho é de cor vermelha e a fêmea de cor amarela esverdeada. Algo que a distingue da Libélula-comum é o facto de ter a nervura das asas vermelhas e olhos vermelhos e azuis, contrariamente a castanhos e verdes. O corpo é como as restantes libélulas. Caçam durante o voo a sua excelente visão grande agilidade.
Alimenta-se de pequenos insetos, como mosquitos e moscas. Sendo importante na prevenção de pragas. Reproduzem-se nos meses mais quentes, entre maio e setembro, altura em que também são mais ativas. As fêmeas colocam os ovos em água paradas ou lentas e com bastante vegetação. Os ovos eclodem após algumas semanas. As larvas completam a metamorfose na água após por volta de 1 ano.
Habitat e Distribuição
É um inseto comum e avistado de uma maneira geral por todo o país, no entanto, um pouco menos no interior norte. Os tipos de habitat que frequenta são aquáticos como margens de lagos, rios. e charcos com vegetação aquática. Alguns locais de Portugal onde é mais observada, tal como a Libélula comum são a Ria Formosa(Algarve), o estuário do Tejo, no entanto, esta é encontrada com muito mais frequência nestes locais, enquanto que a anterior encontra-se mais dispersa pelo país. Também é bastante avistada na Ria de Aveiro e em vários pauis do país.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas






