Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Arthropoda
Classe : Insecta
Ordem : Odonata
Família : Libellulidae
Género : Sympetrum
Espécie : Sympetrum striolatum
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem uma envergadura de asas entre 6 cm e 7,5 cm. Relativamente às suas características de destaque, no que toca à coloração os machos são tipicamente alaranjados, enquanto que as fêmeas e imaturos castanho-alaranjados e também esverdeados. O corpo é alongado e esguio, e os olhos ocupam a maior parte da cabeça como as restantes libélulas. Caçam durante o voo a sua excelente visão de 360º e grande agilidade de voo permitida pelo seus dois pares de asas que funcionam independentemente, podendo parar durante o voo e mudar de direção muito rápido.
Alimenta-se de pequenos insetos, como mosquitos e moscas. Sendo importante na prevenção de pragas. Indicam também boa qualidade de água. Reproduzem-se nos meses mais quentes, entre maio e setembro, altura em que também são mais ativas. As fêmeas colocam os ovos em água paradas ou lentas e com bastante vegetação. Os ovos eclodem após algumas semanas. As larvas completam a metamorfose na água após por volta de 1 ano.
Habitat e Distribuição
É um inseto comum e avistado de uma maneira geral por todo o país, no entanto, relativamente menos no Alentejo devido à sua escolha de habitats. Os tipos de habitat que frequenta são aquáticos como lagoas, charcos, rios, mas também prados e bosques próximo a água. Alguns locais de Portugal onde é mais observada são a Ria Formosa(Algarve), o estuário do Tejo, e em alguns pauis como o Paul do Boquilobo.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas




