Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Mollusca
Classe : Gastropoda
Ordem : Pulmonata
Família : Arionidae
Género : Arion
Espécie : Arion vulgaris
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões pode chegar aos 15 cm. As suas características de destaque são a sua cor preta, que pode ser também marrom escura, o seu corpo robusto com textura lisa e viscosa, e também as suas antenas que utiliza para visão. O seu muco espesso e pegajoso serve de defesa e auxilia a locomoção. Está principalmente ativa em dias húmidos, evitando a luz do sol. Durante dias mais quentes costuma se esconder debaixo de pedra, troncos e folhas.
Alimenta-se de uma grande variedade de materiais vegetais, como folhas, fungos, frutos, mas também se alimenta de animais e plantas em decomposição. Motivo pelo qual é uma boa decompositora, ajudando na reciclagem de matéria orgânica e fertilidade do solo. Reproduz-se por volta da primavera e verão e colocam os seus ovos em locais húmidos e protegidos. Esta espécie é hermafrodita possuindo ambos os órgão sexuais, ou seja cada lesma do par põe ovos. Estes demoram 3 a 5 semanas a eclodir.
Habitat e Distribuição
É um molusco comum, no entanto, é consideravelmente mais presente no norte do país sendo extremamente raro no sul do país. Os tipos de habitat que frequenta são húmidos e sombreados, como florestas principalmente com rios. Alguns locais de Portugal onde é mais observada são as serras da Estrela e da Lousã e também nas regiões de Sintra e Arouca. No sul há alguns registos na serra de Monchique embora muito raros.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas








