Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Arthropoda
Classe : Insecta
Ordem : Coleoptera
Família : Coccinellidae
Género : Coccinella
Espécie : Coccinella septempunctata
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem entre 5 e 8 mm de comprimento. As suas características mais notórias são as suas asas vermelhas com pintas pretas e a sua cabeça preta com manchas brancas que aparentam imitar olhos, embora na verdade estes estejam localizados entre as manchas. As pintas pretas são três em cada asa e uma entre as asas perto da cabeça.
Alimenta-se de insetos como os pulgões, mas também outros pequenos insetos e ácaros. E situação de escassez alimentam-se de pólen e néctar. Controlam as pragas de pulgões ajudando bastante na agricultura. Também são polinizadoras. Em termos de reprodução as fêmeas colocam os ovos, com cerca de 10 a 50 em folhas e caules de plantas infestadas com pulgões. Após cerca de 3 a 7 dias as larvas eclodem, começando a comer os pulgões da planta, passando de seguida por 4 estágios larvais. Uma vez finalizados transforma-se em pupa, processo este que dura cerca de 7 a 10 dias. Dentro da pupa a larva transforma-se em joaninha ao longo de uma semana.
Habitat e Distribuição
É uma das espécies de joaninhas mais conhecidas sendo comum em todo o país e distribuída igualmente pelo território. Tendo inclusive preferência por diversos habitats como campos, jardins, florestas e áreas agrícolas, sendo mais encontrada em áreas com pulgões, sua fonte de alimento. Há mais avistamentos em Lisboa, Porto e outras grandes cidades, mas muito possivelmente apenas pela maior densidade populacional.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas




