top of page

Taxonomia
 

Domínio : Eukaryota

Reino : Animalia

Filo : Chordata

Classe : Aves

Ordem : Pelecaniformes

Família : Threskiornithidae

Género : Pseudibis

Espécie : Pseudibis papillosa

Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo

Portugal

LC.png

Mundo

Características e
​Hábitos

 

Em termos de dimensões tem um comprimento de 55 a 65 cm e uma envergadura de 80 a 95 cm. Relativamente às suas características os seus aspetos mais notórios são o seu bico curvo, assim como as suas cores quase exóticas, avermelhada no corpo, durante a época nupcial, castanha escura, fora de época nupcial, e esverdeada na parte superior das asas. Durante o voo tanto o pescoço como as patas estão esticados contrariamente às garças e em semelhança com o colhereiro.

 

Alimenta-se principalmente de invertebrados aquáticos, como insetos, crustáceos e moluscos, no entanto pode comer também pequenos peixes e anfíbios. O bico comprido é usado para procurar as presas na lama e águas rasas. Em termos de nidificação fazem ninhos em locais isolados com vegetação densa. Esses ninhos são compostos por galhos e vegetação aquática, e são localizados em arbustos ou árvores baixas. São postos 3 a 4 ovo que são incubados ao longo de por volta de 23 dias

Habitat e Distribuição
 

É uma ave residente comum, estando presente ao longo de todo o ano, nas regiões de Aveiro, estuários do Mondego e do Tejo, e Alentejo e invernante, estando presente apenas no inverno em algumas regiões, mais a litoral norte do país e Peniche. O seu habitat é principalmente terrenos alagados próximos de zonas costeiras, no entanto também pode aparecer no interior embora em menor número. A nidificação é rara em Portugal, no entanto há alguns registos no rio Tejo.

Locais onde até ao momento fotografei esta espécie

Âncora 1

Todas as Fotografias Realizadas

bottom of page