top of page

Taxonomia
 

Domínio : Eukaryota

Reino : Animalia

Filo : Chordata

Classe : Aves

Ordem : Coraciiformes

Família : Alcedinidae

Género : Alcedo

Espécie : Alcedo atthis

Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo

Portugal

Mundo

Características e
​Hábitos

 

Em termos de dimensões tem um comprimento de aproximadamente 16 cm a 19 cm e uma envergadura de asas de aproximadamente 25 cm. Relativamente às suas características o aspeto mais notório é o tamanho do seu bico e cabeça em relação ao resto do corpo, sendo praticamente metade do seu tamanho a cabeça. Em relação a penugem também é bastante característica tendo cores bastante vibrantes. É azul esverdeado na parte superior e alaranjado na parte inferior. Tem também duas risca laranjas e brancas nas laterais da cabeça, e penas brancas por debaixo do bico.

 

Um aspeto carcaterístico desta espécie é a meneira de caçar.

Geralmente encontra-se junto aos rios em ramos ou pedras à espera de avistar a presa. Também é visível sobrevoar os rios. Assim que avista mergulha em voo rápido e certeiro, pega na presa com o seu enorme bico e volta para o seu pouso onde se alimenta. Tem o hábito de antes de ingerir, bater com a mesma em pedras para atordoar ou matar de maneira a não complicar a ingestão. Captura várias presas diariamente. Esta espécie alimenta-se principalmente de pequenos peixes, mas também de larvas de insetos, pequenos crustáceos e pequenos anfíbios. Reproduz entre março e julho e faz ninhos construindo um túnel nas margens dos rios e ribeiros. A margens são em zonas arenosas e/ou argilosas. Este ninho tem entre 50 a 100 cm. Tanto o macho como a fêmea participam na criação do ninho. Após a realização do ninho a fêmea põe, a cada postura, em média entre 5 a 7 ovos(por vezes até 10, já  a incubação dos mesmos dura cerca de 19 a 21 dias, sendo realizada por ambos durante o dia, alternando para cada um poder comer, e à noite principalmente pela fêmea. Como o túnel é relativamente comprido cria um micro clima o que faz com que a temperatura não sofra grandes variações.  Após nascimento das crias ambos os pais alimentam-nas, de pequenos anfíbios, larvas e peixes ao longo de 24 a 27 dias. Mais para o final desse período já se alimentam, de pequenos peixes. No final desse tempo as crias estão prontas a sair do ninho, estando logo aptas ao voo, em relação à caça no entanto são inexperientes estando com os pais durante cerca de uma semana para aprenderem a caçar. Após esse período tornam-se independentes. Alguns dias após a independência das crias, o casal pode realizar outra postura, geralmente no mesmo túnel, no entanto primeiramente limpam-no. Geralmente cada casal faz por volta de 2 a 3 ninhadas por ano.

Habitat e Distribuição
 

É uma ave residente (estando presente durante todo o ano), mas pouco comum. É visível ao longo de todo o país de maneira uniforme. Frequenta habitats aquáticos tanto de água doce, salgada, como mistura, em rios, ribeiras, estuários, lagoas, rias e até no mar, embora seja menos comum. Tem mais preferência por rios e ribeiras com águas lentas ou moderadas, e especialmente em zonas arenosas e argilosas devido à criação do ninho, e com vegetação em que se possam empoleirar como caniços, salgueiros, e entre outros. Têm também preferência por águas mais limpas e com melhor visibilidade. Os locais do país onde há mais registos de observações são a região norte e centro com mais destaque especialmente na Ria de Aveiro e Rio Douro, mas também nos estuários do Mondego, do Tejo(e restante rio e afluentes). A sul no estuário do Sado, Ria Formosa e Rio Guadiana(e Alqueva). Até ao momento observei esta espécie, em Aveiro, próximo da praia e na Pateira de Fermentelos, e em Tomar na Mata dos Sete Montes.

Locais onde até ao momento fotografei esta espécie

Âncora 1

Todas as Fotografias Realizadas

bottom of page