Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Pelecaniformes
Família : Ardeidae
Género : Ardea
Espécie : Ardea cinerea
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento de 90 a 98 cm e uma envergadura de 175 a 195 cm. Identifica-se pelo seu tamanho maior em relação a outras garças. E em termos de plumagem pela sua cor maioritariamente cinzenta nas asas e riscas azuladas no pescoço e cabeça. Também pode apresentar um penacho azulado. É semelhante à garça vermelha em padrão de cores, mas essa é avermelhada e um pouco mais pequena. Voa como as restantes garças com o pescoço retraído.
Alimenta-se principalmente de peixes e por vezes répteis, anfíbios, invertebrados e pequenos mamíferos. Tal como outras garças aguarda o momento ideal para caçar. Em termos de nidificação, faz os ninhos em vários tipos de árvores, semelhantes aos das cegonhas. São postos entre 3 a 6 ovos. São incubados durante 25 a 28 dias.
Habitat e Distribuição
É uma ave residente comum, encontrando-se em Portugal durante o ano inteiro, de uma maneira geral dispersa pelo país. Frequenta diversos habitats aquáticos, dos quais estuários, lagoas costeiras, açudes, pauis e rios. Prefere as zonas dos grandes estuários e é a garça que é mais avistada em rios no interior do país. O local do país onde é mais facilmente observada é a ria de Aveiro, seguida do rio Douro, Tejo, Mondego e Guadiana. Alguns casais nidificam principalmente no interior sul do país. No entanto muitos indivíduos nidificam na Europa central.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas






