Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Pelecaniformes
Família : Ardeidae
Género : Ardea
Espécie : Ardea ibis
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento de 48 a 53 cm e uma envergadura de 90 a 96 cm, sendo um garça de tamanho médio. O seu aspeto mais notório em relação a outras garças é a combinação da plumagem branca do corpo e amarela no peito e crista, algo especialmente visível na primavera, na época de reprodução. Apresenta também bico e patas amarelas, e tem um pescoço relativamente menor às restantes garças. Tal como todos as espécies desta família voa com o pescoço recolhido e patas esticadas.
Alimenta-se principalmente de insetos junto a gado. Nidifica em caniçais e arbustos. São colocados entre 4 a 5 ovos. A incubação dura por volta de 22 a 26 dias. Têm uma postura por ano.
Habitat e Distribuição
É uma ave residente, estando presente em Portugal durante o ano inteiro, ao longo de toda a zona costeira e zona interior da região sul do país. No norte é encontrada principalmente no inverno e mais próximo da zona costeira. Os habitats que frequenta são principalmente campos agrícolas, geralmente perto de gado. A zona do país onde há mais observações é no Alentejo, seguido pelo estuário do Tejo, regiões nas redondezas do rio Tejo, e também estuário do Mondego. Nidifica principalmente no Alentejo.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas


