Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Passeriformes
Família : Corvidae
Género : Garrulus
Espécie : Garrulus glandarius
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento de entre 34 e 35 cm e uma envergadura entre 52 e 58 cm. As suas características os aspetos mais notórios são, e relativamente à penugem, as penas azuis com riscas em contraste com a cor castanha do restante corpo e também as risca pretas semelhante a um bigode por debaixo dos olhos e as riscas pretas na cabeça. Têm um chamamento bastante gritante e rouco. Consegue também imitar sons de outras aves, demostração da sua inteligência típica de corvídeos.
É omnívoro alimentando-se de bolotas, sementes, frutas, insetos e por vezes ovos e crias de outras aves. Armazena bolotas para consumo no outono e inverno. Reproduz entre abril e julho. O ninho é construído em árvores com uma altura entre 3 a 10 m. A fêmea põe entre 4 a 6 ovos e incuba-os ao longo de 16 a 19 dias. Após nascerem ambos os pais alimentam as crias ao longo de 21 a 23 dias e após esse tempo estão prontos a saírem do ninho, continuando a serem, no entanto, alimentados pelos pais durante mais algumas semanas.
Habitat e Distribuição
É uma ave residente comum(estando presente durante todo o ano), ao longo de todo o território de maneira uniforme, embora um pouco menos no Alentejo. Os habitats que frequenta são preferencialmente zonas arborizadas com árvores de médio e grande porte, mas também em parques e jardins urbanos. Prefere Carvalhais. Um dos melhores locais para a observação da espécie é no Algarve, na serra de Monchique. Mas também nas regiões de Lisboa e Porto.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas

