Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Phoenicopteriformes
Família : Phoenicopteridae
Género : Phoenicopterus
Espécie : Phoenicopterus roseus
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento de 78 a 90 cm e uma envergadura de 120 a 150 cm. Relativamente às suas características, em relação às restantes garças é semelhante em aspeto à garça real, sendo ambas acinzentadas e tendo um padrão de cor semelhante. Esta distingue-se, no entanto, pelos tons acastanhados e ruivos do pescoço. Para além disso esta garça é ligeiramente mais pequena. (incorreto)
Alimenta-se principalmente de peixes e insetos, mas também répteis, anfíbios e pequenos mamíferos. Nidificam junto ou sobre a água, construindo ninhos compostos por um conjunto de galhos e ramos, que só são utilizados nesse ano. São colocados entre 3 a 6 ovos, que demoram a eclodir 26 dias.(incorreto)
Habitat e Distribuição
É uma ave estival pouco comum, estando presente apenas na primavera e verão, em maioria da zona costeira e Alentejo. Prefere em concreto habitats de zonas húmidas com vegetação emergente como tabuais, caniçais, pauis, lagoas costeiras e estuários. Em época de migração pode também surgir em albufeiras e rios embora seja menos frequente. Prefere a zona litoral. O local do país mais frequentado por esta garça é a ria de Aveiro, seguida pelo estuário do Tejo, Mondego e no Alentejo. Nidificam de uma maneira geral por todo o território que frequentam, no entanto a ria de Aveiro e o Alentejo é onde mais nidificam. No inverno migra para África.(incorreto)
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas


