top of page

Taxonomia
 

Domínio : Eukaryota

Reino : Animalia

Filo : Chordata

Classe : Aves

Ordem : Passeriformes

Família : Phylloscopidae

Género : Phylloscopus

Espécie : Phylloscopus collybita

Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo

Portugal

Mundo

Características e
​Hábitos

 

Em termos de dimensões tem um comprimento de aproximadamente 14 cm e uma envergadura entre 20 a 22 cm. Relativamente às suas características o aspeto mais notório é o contraste entre a sua parte inferior com uma mancha laranja e a parte superior com cor acastanhada. Já nos juvenis são castanhos com pintas alaranjadas. Esta espécie tem um canto melodioso e persistente. São também bastante curiosos e lidam bem com a presença humana.

 

Alimenta-se de maioritariamente de insetos, aranhas, minhocas e caracóis, e no inverno sementes, bagas e outras frutas moles. Nidifica na primavera e verão, fazendo ninhos compostos por musgo, folhas secas, raízes e penas. A fêmea põe entre 4 a 6 ovos que demoram cerca de 12 a 15 dias a serem incubados. Durante 12 a 14 dias ficam ao cuidado dos pais, sendo alimentados por ambos. Após esse tempo começam a sair do ninho.

Habitat e Distribuição
 

É uma ave residente comum (encontrando-se em Portugal durante o ano inteiro), na maioria do país e invernante(estando presente apenas no inverno), na região interior do Alentejo e Algarve. É avistado ao longo de todo o país de maneira uniforme, preferindo habitats de vegetação densa e em zonas de ribeiras, como bosques mas também matos e jardins. O local onde há mais observações é no distrito de Setúbal. E é mais visível na primavera no norte, nidificando principalmente a norte do Tejo.

Locais onde até ao momento fotografei esta espécie

Âncora 1

Todas as Fotografias Realizadas

bottom of page