Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Pelecaniformes
Família : Threskiornithidae
Género : Platalea
Espécie : Platalea leucorodia
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento de 80 a 90 cm e uma envergadura de 115 a 130 cm. O seu aspeto mais notório é o seu longo bico em forma de espátula que usa para procurar alimento. Tem penugem branca e patas e bico preto. Na época de reprodução exibe um penacho na nuca e mancha amarela no peito. Pondo de parte o seu bico é relativamente parecido com garças. No entanto difere destas também pela maneira de voo, que é com o pescoço esticado tal como a cegonha.
Alimenta-se principalmente de peixes, crustáceos, insetos e pequenos anfíbios. Não caça como as garças que ficam estáticas e caçam como um lança. Este move-se pela água e apanha a presa passando o seu bico em formato de espátula dentro de água em movimento de “varredura”. Nidifica em árvores e arbustos próximos a água, fazendo ninhos compostos por galhos e vegetação. Põe entre 3 a 5 ovos. A incubação dura por volta de 25 dias.
Habitat e Distribuição
É uma ave residente comum, estando presente em Portugal durante o ano inteiro, nas região litoral norte e sul, assim como nas regiões do estuário do Tejo e Alentejo. Os habitats que frequenta são zonas de estuários, lagoas costeiras, pauis e açudes. A zona do país onde há mais observações é no estuário do Mondego, seguido da zona mais litoral do rio Tejo, e também o Algarve e ria de Aveiro. É visível principalmente no verão. Nidifica principalmente no estuário do Tejo e Alentejo.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas




