Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Passeriformes
Família : Paridae
Género : Periparus
Espécie : Periparus ater
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento entre 11,5 cm e uma envergadura entre 17 a 21 cm. Relativamente às suas características o aspeto mais notório é a cabeça preta, faces brancas e mancha linear branca na nuca. Semelhante ao chapim real no entanto é mais pequeno e o seu peito é castanho claro contrariamente a verde. O peito também não possui um traço preto que desce da cabeça.
Alimenta-se de insetos e suas larvas na primavera e verão, e de sementes durante o outono e inverno. Reproduz de abril a junho, realizando um ninho em cavidades de árvores, composto por musgo, lã, pelos e penas. A fêmea põe entre 5 a 11 ovos e estes eclodem entre 13 a 16 dias. Após o nascimento das crias ambos os pais são responsáveis por alimentá-las ao longo de 16 a 22 dias. Após estes dias as crias estão aptas a sair do ninho, continuando, no entanto, a serem alimentados durante algumas semanas.
Habitat e Distribuição
É uma ave residente comum (estando presente durante todo o ano). É visível a norte do rio Tejo, sendo mais raro a baixo do mesmo. Os seus habitats são zonas florestais de matas resinosas, outros tipos de bosques e também parques urbanos. Os locais do país onde existem mais observações são o estuário do Minho, reserva natural de São Jacinto, e as serras da Estrela e Montejunto.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas


