Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Mollusca
Classe : Gastropoda
Ordem : Stylommatophora
Família : Helicidae
Género : Cornu
Espécie : Cornu aspersum
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento de 8 a 10 cm e a sua concha tem 3 a 4 cm de diâmetro. A sua característica principal é precisamente a sua concha em espiral que possui várias faixas com cor castanho claro e escuro, que usa para proteção e hibernar. O seu corpo é de cor acinzentada ou marrom com textura mucosa. Tem também 4 antenas, em que nas superiores estão cada um dos seus olhos e as inferiores são responsáveis pelo olfato. Utiliza muco para se mover mais facilmente, mas também para prevenir a desidratação, para ter maior aderência e para durante a hibernação conseguir isolar completamente a concha. A caracoleta hiberna no inverno em locais mais frios, e é ativa principalmente à noite ou em dias húmidos.
Alimenta-se de plantas preferencialmente jovens das quais folhas, flores e frutas. Sendo por isso considerada uma praga nas hortas e também motivo pelo qual prefere esse habitat. É hermafrodita, tendo ambos os órgãos sexuais, ambas as caracoletas fertilizam-se uma à outra e põe ovos. Colocam-nos em solos húmidos e protegidos e demoram cerca de 2 a 4 semanas a eclodir.
Habitat e Distribuição
É um molusco comum em todo o país no entanto mais no norte e litoral. Os tipos de habitat que frequenta são húmidos e sombreados como florestas no entanto frequenta principalmente jardins, hortas e áreas agrícolas. Alguns locais de Portugal onde é mais observada são a região de Lisboa,Porto, Arouca, Aveiro e no Algarve.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas








