top of page
Captura de ecrã 2025-05-16, às 22.58.09.png

​Águia-sapeira

Taxonomia
 

Domínio : Eukaryota

Reino : Animalia

Filo : Chordata

Classe : Aves

Ordem : Accipitriformes

Família : Accipitridae

Género : Circus

Espécie : Circus aeruginosus

Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo

Portugal

VU.png

Mundo

Características e
​Hábitos

 

Em termos de dimensões tem um comprimento de 48 a 56 cm e uma envergadura de 115 a 130 cm. Relativamente às sua penugem, o macho tem corpo acastanhado e asas acinzentadas com pontas escuras, já a fêmea é uniformemente castanha escura com a cabeça e “ombros” tom creme. Sobrevoa zonas de pântano próximo ao solo, tipo patrulha, de maneira a quando deteta a presa mergulhar rapidamente para a apanhar. Esta técnica de predação chama-se “sapar”, motivo por detrás do nome desta ave.

 

Alimenta-se principalmente de pequenos mamíferos e aves, insetos de maior dimensão, e ocasionalmente répteis e anfíbios. Nidifica construindo ninhos diretamente no solo, escondidos na vegetação densa. Os ninhos são compostos por material vegetal disponível no local, geralmente junco. A época de nidificação é entre abril a julho. Põe entre 3 a 5 ovos, que demoram a nascer entre 28 a  30 dias.

Habitat e Distribuição
 

É uma ave residente,  estando presente em Portugal durante ano inteiro. É localmente comum ao longo de toda a zona costeira, rio Tejo e Alentejo. O seu habitat é preferencialmente em zonas húmidas com águas superficiais e vegetação emergente, como pauis, sapais, caniçais e lagoas costeiras. O local do país onde há mais avistamentos é no estuário do Tejo, seguido do Alentejo, Ria de Aveiro e estuário do Mondego. 

Locais onde até ao momento fotografei esta espécie

Âncora 1

Todas as Fotografias Realizadas

bottom of page