Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Accipitriformes
Família : Pandionidae
Género : Pandion
Espécie : Pandion haliaetus
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento de 55 a 58 cm e uma envergadura de 145 a 170 cm. Relativamente às suas características o aspeto mais notório é o contraste da cor castanho escuro e o branco, sendo principalmente castanha na parte superior e branca na inferior. Pode ser confundida com gaivotas ao ser observada por baixo precisamente por ser branca por baixo, e também com a águia calçada pelo mesmo motivo. Para além disso a sua cabeça é branca com uma “mascarilha” preta e tem asas compridas. Tem também um bico e garras muito pontiagudos em formato de gancho.
É uma ave que mergulha para pescar sendo muitas vezes observada com peixe nas garras ao voar. Compete com o corvo marinho por alimento. Nidificam construindo grandes ninhos compostos por ramos em árvores junto a água. Põe entre 2 a 4 ovos, que nascem após aproximadamente 6 semanas.
Habitat e Distribuição
É uma ave invernante, estando presente em Portugal principalmente no inverno, no litoral norte do país (principalmente na ria de Aveiro), Cabo do Mondego, rio Tejo e Sado, Alentejo(rio Guadiana) e Algarve(Ria Formosa), e migradora de passagem em toda a zona litoral e no interior junto à fronteira. É uma ave muito pouco comum e nidificante rara. É habitualmente encontrada em estuários, e também em rios, pauis, lagoas e albufeiras. O local do país onde são mais avistadas é no estuário do Tejo, Tejo Internacional e no restante rio. Também há bastantes observações na Ria de Aveiro. Relativamente à nidificação embora rara há alguns registos no rio Tejo.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas


