top of page
águia de bonelli.jpg

​Águia-de-bonelli

Taxonomia
 

Domínio : Eukaryota

Reino : Animalia

Filo : Chordata

Classe : Aves

Ordem : Accipitriformes

Família : Accipitridae

Género : Aquila

Espécie : Aquila fasciata

Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo

Portugal

EN.png

Mundo

Características e
​Hábitos

 

Em termos de dimensões tem um comprimento entre 65 e 72 cm, e uma envergadura entre 150 a 180 cm. Um dos seus aspetos mais notórios é o contraste entre a penugem branca na parte inferior e escura nas asas. Apresentam também uma penugem muito característica na zona da cabeça e olhos como e a sua zona peitoral é mais saída que nas restantes águia.

 

Alimenta-se de aves de médio porte, como pombos e corvos, e de pequenos mamíferos como coelhos e lebres. Reproduz no final do inverno e primavera. Nidifica em zonas de escarpa ou em zonas florestais com árvores de grande porte, onde constrói ninhos compostos por galhos e forrados com folhas e penas. A fêmea põe entre 1 a 3 ovos e incuba-os ao longo de  37 a 40 dias, altura em que o macho lhe fornece alimento. Após o nascimento das crias ambos os pais são responsáveis de as alimentar durante 60 a 70 dias, no final desse tempo as crias estão prontas a voar e sair do ninho.

Habitat e Distribuição
 

É uma ave residente escassa, encontrando-se em Portugal durante todo o ano, nas zonas dos Parques Naturais do Douro e Tejo Internacionais, rio Tejo da fronteira até Santarém, nos estuário do Tejo e do Sado, e também, no Alentejo e Algarve. Frequenta habitats afastados de zonas urbanas, tendo preferência por regiões montanhosas, no entanto, pode também ser vista em zonas de planície. Os locais do país com mais registos de observação são o Tejo Internacional e estuário do Tejo, no Alentejo o parque Natural do Vale do Guadiana e no Algarve em Sagres. 

Locais onde até ao momento fotografei esta espécie

Âncora 1

Todas as Fotografias Realizadas

bottom of page