Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Arthropoda
Classe : Insecta
Ordem : Hymenoptera
Família : Apidae
Género : Apis
Espécie : Apis mellifera
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de comprimento, a rainha tem por volta de 2 cm, as operárias por volta de 1,5 cm e os zangões por volta de 1,7 cm. Em termos de características têm o corpo segmentado em três partes cobertas de pelos geralmente de cor amarelo ou marrom com riscas pretas. Têm dois pares de asas apesar de não ser muito notório, as asas da frente são maiores que as de trás. E têm também antenas.
A colónia é hierárquica, sendo composta por uma rainha, única fêmea que reproduz na colónia, por operárias, fêmeas estéreis, que realizam todas as funções como coletar néctar e pólen, cuidar das larvas e defesa da colónia, e por fim os zangões, machos cuja função é acasalar com a rainha. As operárias e zangões alimentam-se de néctar, pólen e de mel, já a rainha e as larvas alimentam-se geleia real, Reproduzem-se por volta da primavera e verão, a rainha coloca ovos. Os fertilizados formam operárias ou rainhas e os não fertilizados formam zangões. Após eclodirem as larvas são alimentadas com geleia real durante três dias, passando depois as operárias e zangões a serem alimentados por mel e pólen e as futuras rainha continuam a receber geleia real. Após cerca de seis dias as células são seladas e as larvas passam pela metamorfose. O processo inteiro dura 21 dias nas operárias, zangões 24 dias e rainhas 16 dias.
Habitat e Distribuição
É uma espécie de abelha comum de uma maneira geral dispersa por todo o país. Tem preferência por uma grande diversidade de habitats desde florestas a áreas urbanas, desde que haja flores. Vivem em colmeias que são colónias permanentes. Apesar de ser visto em vários habitats é de mais fácil observação em locais de apicultura.
Locais onde até ao momento fotografei esta espécie
Todas as Fotografias Realizadas




