
Exposição coletiva -
Fotografia e Arquivo : o visível e o invisível
Trabalho individual -
Redescoberta do passado
Exposição com tema coletivo composta por diversos trabalhos relativos a objetos de arquivo, quer pessoais quer públicos.
Para o tema em questão decidi escolher um arquivo de algumas fotos do meu avô, organizando-as pela ordem da sua vida. Com este arquivo mostrei o que não se vê nas fotografias originais, uma representação do seu Alzheimer, através do uso de algumas técnicas fotográficas e também de edição. Representando a perda da memória e a confusão da sua mente através da distorção e/ou desfoque das imagens.

Exposição
Este trabalho foi também apresentado em Leiria, no Museu, juntamente com outros nove de outros alunos da Licenciatura de Fotografia. Esta exposição contou com a colaboração do Museu e do Instituto Politécnico de Tomar. A professora Rita Gaspar Vieira foi a responsável pela curadoria desta exposição colectiva com o tema “Fotografia e Arquivo: o visível e o invisível”. Esta exposição ocorreu de 24 de fevereiro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
Foram apresentados os trabalhos de dez alunos cada um com o seu trabalho individual sobre um arquivo, representando esse arquivo através da fotografia à sua maneira. Estas obras foram posteriormente reunidas na galeria do museu cada uma interligando-se entre si, formando uma única apresentação.
O meu trabalho em específico foi realizado com as imagens acima. Com essas imagens. Resolvi fazer um “papel desdobrável” organizado de acordo com a vida do meu avô. Esse papel foi feito com impressão contínua das 37 fotos no tamanho A5. No total a fita tinha 15cm de largura e 7,8m de comprimento. Resolvi dobrar a fita e pendurar o papel na parede da galeria, fazendo o desdobrável de acontecimentos vertical, deixando metade do papel visível do teto ao chão, e a outra metade deixada dobrada num suporte presente no chão fazendo com que o espectador precise desdobrar o resto para ver a restante história.