Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Aves
Ordem : Charadriiformes
Família : Laridae
Género : Larus
Espécie : Larus fuscus
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões tem um comprimento entre 52 e 64 cm e uma envergadura entre 135 e 150 cm. Identifica-se principalmente pelas suas asas cinzentas escuras em contraste com o branco do restante corpo tem também patas e bicos amarelos e uma mancha vermelha na mandíbula inferior. A penugem dos juvenis, por sua vez é mais acastanhada indo adquirindo com o passar do tempo tom acinzentado nas asas e corpo mais claro. Distingue-se do Gaivotão-real pelas patas amarelas. Voa em bandos consideráveis, havendo bandos de centenas a milhares de indivíduos.
Alimenta-se de restos de animais, crustáceos, ovos e insetos. Nidifica fazendo um buraco no solo, o qual cobre com vegetação. O tempo de incubação é 26 dias.
Habitat e Distribuição
É uma ave residente comum, encontrando-se em Portugal durante todo o ano, ao longo da zona costeira, estuário do Tejo e Alentejo. E é invernante comum, encontrando-se em Portugal em algumas regiões apenas nesta estação, como na região mais interior dos rios Douro e Tejo. Os habitats que frequenta são várias zonas húmidas como portos de pesca, praias e estuários. A zona do país onde é mais observada é na região de Aveiro, sendo também bastante avistada na parte mais litoral do rio Douro, Mondego e Tejo. Em termos de nidificação não costuma ocorrer em Portugal nidificando principalmente no norte e centro da Europa, no entanto à registos nas ilhas das Berlengas e na ria Formosa.
Todas as Fotografias Realizadas

